Av. Kakogawa, 50 - Parque das Grevileas CEP: 87025-000 - Maringá / PR
contato@acema.com.br (44) 3263-5433

DEPARTAMENTOS

Yosakoi Soran


YOSAKOI SORAN é uma dança contemporânea japonesa originada da combinação de tradições vindas de duas províncias do Japão. O “Yosakoi”, dança da província de Kochi, significa Yoru ni Koi (venha à noite); e o “Soran”, da província de Hokkaido, onde os pescadores desta região utilizam a expressão como um grito de guerra, com movimentos inspirados na atividade dos pescadores do Norte do Japão. Essa fusão resultou em uma dança vibrante e envolvente.

O YOSAKOI SORAN é praticado por crianças, jovens e adultos, de 5 a 80 anos, estimulando os ensinamentos de respeito ao próximo, a união e o crescimento através do esforço, dedicação e trabalho em equipe.
O Grupo SAIKYOU YOSAKOI SORAN foi criado em 2007 e integra o Departamento de Yosakoi Soran da ACEMA – Associação Cultural e Esportiva de Maringá, com a finalidade de cultivar e manter a cultura japonesa nas novas gerações, através da arte da dança, formando crianças e jovens, inseridos nos valores culturais e sociais. Tem o apoio fundamental dos pais dos integrantes que, sem medir esforços, participam e colaboram com as atividades e apresentações de seus filhos. Assim, formando a Família Saikyou Yosakoi Soran. O grupo participa do Festival de Yosakoi Soran do Brasil desde 2010, realizado inicialmente em São Paulo. Nesse período, o Grupo Saikyou conquistou vários títulos, sendo tricampeão (2010, 2011, 2013) e campeão do GrandPrix (2012) na categoria adulto, além de se consagrar bicampeão na categoria juvenil (2014 e 2015) com média de idade inferior a 15 anos do Festival de Yosakoi Soran do Brasil. Ainda em 2015, pela primeira vez foi inclusa mais uma categoria no Festival, a Máster, média de idade superior a 40 anos e Maringá foi campeã. Juntas, o Grupo Saikyou possui 6 títulos e um GrandPrix, em 6 anos de participação. Em março de 2018 participou pela primeira vez do Rio Matsuri no Rio de Janeiro e teve uma breve participação no programa “Encontro” de Fátima Bernardes. Em 2020, esteve também presente no II Rio Matsuri.
 
Abaixo outras competições e conquistas: 
 - Bicampeão no XXIII Festival de Danças do Mercosul em Puerto Iguazú. 
 - Bicampeão no XI Festival de Danças de Loanda - PR na categoria Livre - Conjunto. 
 - Campeão do 35º Festival de Danças de Joinville em sua primeira participação, considerado, segundo Guinness Book, o maior Festival de Danças do Mundo, além de ser consagrado o Grupo Revelação.
 - Bicampeão do 36º Festival de Danças de Joinville e indicado entre os 5 melhores grupos do Festival
 - Terceiro colocado no 37º Festival de Danças de Joinville.
 - Campeão do 10º Festival de Caconde – SP “Cacondance” categoria Juvenil
 - Participação na “Mostra de Danças” de Piçarras, em Santa Catarina em 2022.
 
Anualmente, o Grupo Saikyou promove o “Jantar Show” ( o último foi o 10º Jantar Show em 2019) com média de público de 600 pessoas. Durante o Ano, o Saikyou recebe convites de várias cidades do Paraná, além do Estado de São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina principalmente onde há festas da comunidade Nipônica. Já se apresentou em casamentos, aniversários, inauguração de mercado, shoppings, festas Natalinas, feira agropecuária entre outros.
 
Os treinos são realizados todas as quintas-feiras, das 19:30 as 20:30 para categoria Kids (5 a 9 anos), Teens (10 a 12 anos), Máster (a partir de 40 anos) e das 20:30 as 21:30 categoria Young (a partir de 13 anos). Para participar, entrar em contato com o Diretor do Departamento. São disponibilizadas 4 aulas gratuitas. A partir de então, o interessado será obrigado associar-se no Clube ACEMA, de acordo com Regimento interno do Departamento e do Clube (sócio patrimonial, individual ou sócio contribuinte), além de uma taxa mensal de R$ 30,00 para ajuda de custos de materiais utilizados nos treinos e apresentações.
 
 
Contato
(44) 3263-5433
Av. Kakogawa, 50 - Parque das Grevileas CEP: 87025-000 - Maringá / PR
Social