Av. Kakogawa, 50 - Parque das Grevileas CEP: 87025-000 - Maringá / PR
contato@acema.com.br (44) 3263-5433

NOTÍCIAS

Taiko, uma paixão que reflete as batidas do coração

O Grupo Wakadaiko identifica-se com o estilo Kawasuji Daiko que incorpora elementos tradicionais e contemporâneos da cultura do taiko.

O termo Taiko se refere ao tradicional tambor do Japão, formado por um corpo oco de madeira em formato de barril, cujas faces são cobertas por pele animal, principalmente de gado, e a sua prática. Teria sido introduzido no Japão através da influência cultural coreana e chinesa entre os anos de 300 a 900. Evidências arqueológicas sugerem que o taiko existia no Japão já no período Kofun, a era mais antiga da história registrada no Japão.
 
Taiko - ??, uma paixão que reflete as batidas do coração
Em diversas partes do mundo, o tambor foi um dos primeiros instrumentos musicais. Sua utilização variou durante a história, tendo funções de comunicação, ação militar, acompanhamento teatral, cerimônia religiosa e apresentações em festivais. No passado, os comandantes da era bélica japonesa criaram o Jindaiko, tambor de guerra, no intuito de dar comandos de direcionamento para o exército, bem como elevar a moral de seus soldados através de toques potentes e estimulantes, e também iludir e afugentar os inimigos.
 
Taiko - ??, uma paixão que reflete as batidas do coração
O instrumento foi utilizado, também, nas cerimônias e festividades religiosas. Acreditava-se que, após a abstinência e purificação, ao tocar o taiko com a alma, os deuses surgiam para atender os desejos do evocador. Em suma, era um precioso instrumento que possibilitava a comunicação entre os deuses e os seres humanos. Além disso, algumas linhagens religiosas consideravam o taiko como a morada dos deuses e das almas dos antepassados, razão pela qual o instrumento ficava em evidência não só pela sua preciosidade, mas também pela condição de objeto sagrado.
 
Com o passar do tempo o instrumento deixou de ser exclusivo do clero e da aristocracia e passou a ser difundido no seio da sociedade nipônica. É importante ressaltar que a apresentação de Taiko era feita com poucas pessoas. Somente após a 2ª Guerra Mundial o Kumidaiko, sistema múltiplo, foi criado. A partir de então, começaram a se desenvolver no Japão as apresentações com muitas pessoas e instrumentos variados.
 
A prática desta arte traz inúmeros benefícios como a melhoria do condicionamento físico, aumento da coordenação motora e desenvolvimento de valores como disciplina, respeito, trabalho em grupo e esforço. Além disso, possibilita o desenvolvimento da parte intelectual na medida que o praticante entra em contato com a teoria musical, a cultura japonesa e seu idioma.
Contato
(44) 3263-5433
Av. Kakogawa, 50 - Parque das Grevileas CEP: 87025-000 - Maringá / PR
Social