Menu fechado

QUEM SOMOS

A ACEMA, entidade representativa da comunidade nipo-brasileira de Maringá, foi fundada em 18 de junho de 1947. A primeira família de origem japonesa veio radicar-se em Maringá em 1939 e fixou residência na Estrada Guaiapó.
 
Em 1947, a Comunidade nipo-brasileira de Maringá congregava 65 famílias. Surgiu então a idéia de fundação de sua entidade representativa. Sob a denominação inicial de Maringá Nihonjinkai ( Associação dos Japoneses de Maringá) , ela foi o germe da ACEMA, que hoje representa uma comunidade que hoje representa uma comunidade que ultrapassa muitas famílias. Foram idealizadores e fundadores da Associação Maringá Nihonjinkai, posteriormente denominada SOCEMA e atualmente ACEMA, os ex-Presidentes senhores: Jinroku Kubota, Yoshio Hayashi, Massaiti Hiromori, Shigueo Arai e Kyozo Ando.
 
No ano de sua fundação, recebeu da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, através do seu Presidente Sr. Alfredo Werner Nyffeler, um terreno com área de 02 alqueires, situado na atual Rua Evaristo da Veiga. Desde 1947, concomitante às atividades da Associação Cultural de Maringá, a geração jovem nipo-brasileira constituiu a Sociedade Cultural e Esportiva de Maringá (SOCEMA), atuando na mesma sede sito a rua Evaristo da Veiga, como dirigentes jovens da comunidade, participando ativamente nos eventos esportivos.
 
A fusão das 02(duas) Entidades, a dos pioneiros e dos jovens, ocorreu em Dezembro de 1972, sob a nova denominação de Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA). Em 1978, na Gestão do Sr.: Tadayoshi Akimoto, a 20 de junho, em comemoração aos 70 anos da Imigração Japonesa no Brasil, foi lançada a pedra fundamental da nova sede da ACEMA por suas Altezas Príncipe Akihito e Princesa Michiko (atual Imperador e Imperatriz), então em visita oficial ao Brasil.
 
Em 12 de Outubro de 1980 concluiu-se a construção da nova sede que compreendia o salão social, pátio de estacionamento, campo de atletismo, campos de futebol suíço, quadras de tênis de campo, campos de beisebol, quadras de gatebol e piscina. A ampliação da infra-estrutura e consequentemente das atividades culturais, sociais, culturais e esportivas resultou no crescimento do seu potencial como uma Associação dinâmica hoje (reconhecida no Brasil inteiro e quiçá internacionalmente).